26 outubro 2007

Salmo 140

1. Salmo de Davi. Senhor, eu vos chamo, vinde logo em meu socorro; escutai a minha voz quando vos invoco.
2. Que minha oração suba até vós como a fumaça do incenso, que minhas mãos estendidas para vós sejam como a oferenda da tarde.
3. Ponde, Senhor, uma guarda em minha boca, uma sentinela à porta de meus lábios.
4. Não deixeis meu coração inclinar-se ao mal, para impiamente cometer alguma ação criminosa. Não permitais que eu tome parte nos festins dos homens que praticam o mal.
5. Se o justo me bate é um favor, se me repreende é como perfume em minha fronte. Minha cabeça não o rejeitará; porém, sob seus golpes, apenas rezarei.
6. Seus chefes foram precipitados pelas encostas do rochedo, e ouviram quão brandas eram as minhas palavras.
7. Como a terra fendida e sulcada pelo arado, assim seus ossos se dispersam à beira da região dos mortos.
8. Pois é para vós, Senhor, que se voltam os meus olhos; eu me refugio junto de vós, não me deixeis perecer.
9. Guardai-me do laço que me armaram, e das ciladas dos que praticam o mal.
10. Caiam os ímpios, de uma vez, nas próprias malhas; quanto a mim, que eu escape são e salvo.

03 outubro 2007

Mais pobres, menos estudo e mais votos...

- Soube?
- Do quê?

Ricos têm três vezes mais anos de estudo do que pobres

- Justamente no Nordeste é que aumentou a diferença entre as desigualdades, segundo o PNAD divulgado esta semana. A desigualdade diminui no país mas cai no Nordeste.
- E o sociólogo Schwartzman disse que “a qualidade aparentemente é muito ruim”.
- Como assim, aparentemente?
- Pois é, me parece um exercício de chutômetro.
- Que é isso, quem trabalha com alunos sabe que o principal, hoje, é o desestímulo geral ao estudo, e não simplesmente a “qualidade”. Aliás, o que é essa “qualidade”?
- Boa pergunta.
- Opinião por opinião, eu também tenho a minha, isso tudo é conseqüência de um direcionamento do estudo, que se iniciou há 30 anos, com a esquerdização da educação, que estimula o pouco estudo e relativiza parâmetros éticos, disciplinares e educacionais.
- É!
- E o atual líder máximo da nação não perde a oportunidade de exaltar o seu pouco estudo e que “não vai estudar depois que sair da presidência, que não vai fazer curso no exterior”, ironizando seus adversários políticos que humilde e prontamente vão estudar e/ou trabalhar depois que deixam cargos administrativos/eletivos.
- É!
- Para quem gosta de se fazer de exemplo, taí o resultado, não pode reclamar que no seu governo, justamente no Nordeste, onde a população é mais carente, aumentou a desigualdade educacional.
- É!
- Além disso, os programas de qualificação do atual governo inexistem, só faz distribuir dinheiro, sem contrapartida daqueles mais carentes que recebem.
- É!
- Aliás, já são 5 anos de governo, tempo suficiente para mudar essa questão, mas os resultados estão aí, aparecendo, só não vê quem não quer.
- É!