09 março 2006

TV Digital...

- Soube?
- Do quê?
- Segundo a mídia o governo Lula desconsidera relatório encomendado da CPqD que indica o padrão europeu de TV digital, usado em 57 países, como o menor custo para o consumidor brasileiro.
- É!
- Ou então um padrão próprio brasileiro possível de ser desenvolvido, que aglomeraria o que tem de melhor nos três padrões atuais e seria o mais favorável ao consumidor brasileiro.
- É!
- O padrão japonês é usado somente no Japão e terá um custo bem mais elevado para o consumidor brasileiro.
- É!
- O padrão brasileiro seria híbrido e contemplaria os interesses da nação.
- É!
- Pesa muito na escolha o lobby das grandes empresas de comunicação do país, entre as quais a Globo.
- É!

Texto de João Brant do Observatório de Imprensa:

“Há vários motivos para crer-se que essa decisão apressada é um desastre: primeiro, porque ela estará sendo tomada baseada simplesmente em pressões e lobbies, sem um debate amplo com a sociedade e sem a adoção de medidas para beneficiar o interesse público. Segundo, porque ela virá sem qualquer estrutura legal que a "receba", necessariamente infringindo a arcaica regulação (ou ausência de regulação) que impera na área de radiodifusão e dando espaço a um laissez-faire ainda maior. Terceiro, pelo fato de ela não permitir o aproveitamento das pesquisas coordenadas pelo CPqD e realizadas por consórcios de cerca de 80 universidades e institutos de pesquisa no Brasil.”
(...)
“De sua parte, o ministro Hélio Costa – ex-funcionário da Rede Globo e abertamente partidário da adoção do padrão japonês – declarou recentemente que havia colocado a bola na marca do pênalti para o presidente Lula chutar. Segundo ele, a adoção do padrão japonês seria um "gol de placa". Do ponto de vista do interesse das emissoras, a afirmação parece ser verdadeira. O problema é que as emissoras estão de um lado e o interesse público de outro. Como diria um conhecido narrador, o ministro das Comunicações joga contra o próprio patrimônio. Atenção, então, presidente: não chuta não que é gol contra.”

Para ler a opinião:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=371IPB001

2 comentários:

Moita disse...

Soube?

Vejam só já tem neguinho dizendo que o Helio Costa ta levando CPF dos japoneses.
Tudo que é técnico, preferem o sistema europeu. Eu como não entendo fico só assistindo.
Ah! CPF (Comissão Por Fora).

abs

Saramar disse...

Soube,
a Globo exigiu isso para apoiar o presidente-candidato