18 fevereiro 2007

Não sobrou nenhum justo...

Assim diz Javé dos exércitos: “Rebusquem o que sobrar de Israel, como se rebusca uma vinha: repassem a mão pelos ramos, como faz o vindimador.” A quem vou falar e testemunhar, para que me ouçam? Eles têm ouvidos de pagãos, e não são capazes de entender. Para eles a palavra de Javé é objeto de gozação; não gostam dela. Estou cheio da indignação de Javé, já não agüento mais me segurar. “Então descarregue essa raiva em cima das crianças da rua, ou em cima dos jovens. Tanto o homem quanto a mulher serão presos, tanto o ancião quanto o velho no fim da vida. Suas casas vão passar para estrangeiros, e também suas terras e mulheres, pois eu vou estender a mão contra os habitantes deste país” – oráculo de Javé. Porque, do pequeno até o grande, são todos gananciosos; desde o profeta até o sacerdote, são todos contadores de mentiras. Sem responsabilidade, querem curar a ferida do meu povo, dizendo: “Paz! Paz!”, quando não existe paz. Eles deviam envergonhar-se porque praticaram coisas abomináveis, mas não se envergonham, nem sabem o que é sentir vergonha. “Por isso, eles vão cair junto com os que tombam; no tempo em que eu os visitar, eles vão tropeçar” – disse Javé.

Jeremias 6, 9-15.

Bíblia Sagrada – Edição Pastoral – Edições Paulinas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente passagem.
Parece extraída de um diário carioca.