22 fevereiro 2006

O que fazer?

- Soube?
- Do quê?
- Como é que deixaram chegar a esse ponto?
- O quê?
- Deixar 27% dos jovens entre 15 e 24 anos sem fazer nada!
- Puxa...
- Entra governo sai governo, alguns aspectos pioram e sem solução em curto prazo.
- É uma pena...
- A questão é o que fazer para reverter o quadro?
- Temos que observar bem as propostas...
- É!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é.
E é uma triste situação que não é nova.
Apesar de minha frustração com o "molusco da caatinga", esta não é culpa deste governo. É secular!
Tem também a outra ponta da história: Os caras que, como eu já passaram da idade que as empresas consideram ideal - 25 aos 40 ..., são jogados fora pelo mercado, pela mentalidade vigente nas empresas do Brasil ou das internacionais aí instaladas. É culpa dos empresários e executivos brasileiros sim que aí trabalham, aumentando o lucro do acionista à custa do barateamento dos custos da mão de obra.
Como ainda não tinha morrido, resolvi sair daí em 2003 e hoje vivo e ganho em dólares nas Ilhas Virgens americanas. Se quiser troco de emprego toda semana, sempre tem emprego e minha experiência em administração (ou em informática) ou minha energia pra enfrentar qualquer desafio de trabalho, sempre descolam no mínimo uns 100 dólares por dia.
E eu não sou o único. Meus amigos brasileiros também fazem o mesmo.
E nas empresas daqui, os mais velhos, os "desabilitados" e jovens tem espaço garantido. É só trabalhar sério q o emprego surge.Nisso os americanos são realmente mais sábios do que nós.
Resultado: entre um job e outro em informática, ou mesmo durante, prá "levantar a bunda do computador", descolo muitos US$ extra fazendo entrega de comida, limpando e/ou pintando cozinha de restaurantes, fazendo consertos elétricos, motorista, etc. Sempre pinta algo novo.
No Brasil, eu estava condenado ao tédio, a pagar impostos injustos, a conviver com a violência urbana sempre crescente e pra esquecer, condenado à esperança de um futuro melhor, permanentemente adiado, um dia por isso, outro por aquilo. Sai governo entra governo.
Agora prá mim, o futuro é aqui/agora.
Claro q sou um felizardo, sou muito bom naquilo q faço, falo ingles e espanhol e enfrento qualquer parada com energia e sem medo...por isso fico triste ao saber que mais de um quarto da população de jovens que poderiam estar contribuindo com sua energia para nosso futuro...está à margem do processo. É triste!
No Brasil, faz tempo, estamos jogando fora as nossas chances de um futuro melhor, representada pelo apoio à juventude e ao uso da experiência dos mais velhos.Ainda somos capitalistas selvagens. Do século 19.
E, nem todos terão a felicidade de poder dar um basta e se mandar pelo mundo em busca da realização pessoal.
E ainda, de quebra ter tempo pra velejar, mergulhar ou viajar pra outras ilhas daqui.Work hard and have fun, como se diz aqui.

Anônimo disse...

Soube,

O Brasil que dá certo continua a produzir levas e mais levas de brasileiros que, provavelmente, jamais darão certo.

Continuamos a ser o país do futuro?