11 abril 2006

Oração de confiança ...

- Soube?
- Do quê?
- Não sou muito religioso...
- É!
- Sou um cristão comum, falto muito com as minhas obrigações ... mas estou mudando ...
- É!
- Precisando de um pouco de refúgio, sem querer, me peguei lendo o Salmo 62:

Só em Deus a minha alma repousa,
Porque dele vem a minha salvação.
Só ele é a minha rocha e a minha salvação,
A minha fortaleza: jamais serei abalado!

Até quando vocês avançarão contra um homem,
Todos juntos, para derrubá-lo,
Como se fosse parede inclinada,
Ou o muro que está para cair?

Eles só pensam em me derrubar da minha posição,
E sentem prazer em mentir:
Com a boca eles elogiam,
Mas por dentro amaldiçoam.

Só em Deus, ó minha alma, repouse,
Porque dele vem a minha esperança.
Só ele é minha rocha e a minha salvação,
A minha fortaleza: jamais serei abalado!

De Deus depende a minha salvação e minha fama,
Deus é o meu forte rochedo.
Deus é o meu refúgio.

Povo de Deus, confie nele em qualquer situação,
Desafogue o coração na presença dele,
Porque Deus é o nosso refúgio.

Somente um sopro são os homens comuns
E apenas mentira os homens importantes:
Se subissem no prato da balança,
Juntos seriam menos que um sopro.

Não confiem na opressão,
Nem se iludam com o roubo.
Se a riqueza de vocês aumenta,
Não depositem nela o coração!

Deus falou uma vez,
E duas vezes eu escutei:
“A Deus pertence o poder,
e a ti, Senhor pertence o amor,
porque tu pagas a cada um
conforme as suas obras”.

O Salmo 62 é uma oração individual de confiança.
Conta a dificuldade que passou. Trata-se de um líder que em situação difícil não encontrou apoio, e por cima sofreu pressão: todos ficaram contra ele, fazendo de tudo para arruiná-lo.
É uma lição para a comunidade: são falsas as seguranças oferecidas por uma sociedade fundada na opressão, no roubo e na posição social. É Deus quem zela pela boa fama do justo.
O homem pode confiar em Deus, porque este é o poder do amor. Poder sem amor não inspira confiança. Amor sem poder não é eficaz para realizar a justiça dentro de uma sociedade cheia de conflitos.

- Independente de religião, para aqueles que acreditam em algo superior a nós e que pode nos dar esperança e conforto.
- É!
- Eu não sou um líder...
- É!
- Mas dedico aos nossos líderes ...
- É!
- Essa oração para dar força ...
- É!

Nenhum comentário: