07 abril 2006

Turista espacial ...

- Soube?
- Do quê?
- Mesmo tendo todos os motivos para acreditar, a gente fica estarrecido quando houve a verdade de outras pessoas:

Com o cancelamento dos vôos dos ônibus espaciais americanos para a Estação Espacial Internacional, as Soyuz russas estão responsáveis pelo trajeto desde 2003. A tripulação, invariavelmente, tem uma composição fixa: um russo, um americano e alguém que pague para subir, como no caso da parceria com o Brasil para o lançamento de Marcos Cesar Pontes.

"Para nós é quase a mesma coisa se é um turista mesmo ou não", afirma o cosmonauta Valery Kubasov, veterano de três viagens espaciais, que atualmente trabalha como consultor.

"Os turistas sempre puderam fazer experiências. Claro que, no caso do brasileiro, ele está fazendo mais experiências e, claro também, não está pagando do próprio bolso. Mas do nosso ponto de vista é a mesma coisa. A preparação dele é a mesma", afirmou Kubasov ao jornal O Globo.

"É verdade que Pontes é formado astronauta pela Nasa, onde se preparou por sete anos. Mas para o vôo que realizou, a rigor, poderia não ter qualquer qualificação desse tipo que os russos o teriam levado do mesmo jeito. Desde, claro, que o governo brasileiro pagasse os US$ 10 milhões previstos no contrato e ele seguisse o treinamento padrão na Cidade das Estrelas. Na verdade, não existe uma cooperação científica Brasil-Rússia, mas sim um negócio", disse. A única contrapartida do Brasil é o pagamento, como atesta a cosmonauta Svetlana Savitskaya.

- Vixe!!!
- Pagamos um Turista Espacial!!!!
- É!
- Já era ruim a nossa suspeita, quando confirmada então...
- É!

3 comentários:

Anônimo disse...

era melhor ser um alienado e não saber,
não era não?

Soube disse...

Post do tiolindo

É brincadeira...o cara vai pro espaço plantar feijão e dar entrevista. Uma fortuna pra isso,
enquanto aki em baixo a população não tem mais esperança nem feijão pra comer.

- o restante cortei pois não posso deixar no blog...

SV disse...

Pensando bem, se o governo tivesse barrado o projeto espacial, que vem de mais de uma década ia levar tomates do mesmo jeito...
Quando o descrédito é geral, nem do céu vem ajuda.