20 junho 2006

Deus molda a história...

Palavra que Javé dirigiu a Jeremias: “Levante-se e desça até a casa do oleiro; aí eu comunicarei minha palavra a você”.

Desci até a casa do oleiro e o encontrei fazendo um objeto no torno. O objeto que ele estava fazendo se deformou, mas ele aproveitou o barro e fez outro objeto, conforme lhe pareceu melhor.

Então veio a mim a palavra de Javé: Por acaso será que não posso fazer com vocês, ó casa de Israel, da mesma forma como agiu esse oleiro? – oráculo de Javé.

Como barro nas mãos do oleiro, assim estão vocês em minhas mãos, ó casa de Israel. De repente, eu falo contra um povo e contra um reino, ameaçando arrancar, derrubar e destruir. Se esse povo, do qual eu falei, recua da prática do mal, então eu também desisto do mal que pensei fazer contra ele. Outras vezes, falo a um povo e a um reino prometendo construir e plantar. Mas se eles praticam o que é mau diante de mim e não obedecem à minha palavra, então eu desisto de dar a eles aquilo de bom que eu prometi.

Agora diga ao cidadão de Judá e ao habitante de Jerusalém: “Assim fala Javé: Vejam: estou preparando uma calamidade e tramando um projeto contra vocês. Cada um procure abandonar seu mau caminho, melhorar seus hábitos e as coisas que pratica”.

Mas eles responderão: “Não adianta! Nós continuaremos seguindo nossos projetos”. E cada um seguirá a maldade do seu coração obstinado. Por isso, assim diz Javé: procurem saber entre as nações: Qual delas ouviu coisa igual?

A capital de Israel praticou coisas horríveis. Será que a neve do Líbano se desvia das rochas escarpadas? Ou secam as águas que vêm de longe, frias e correntes?

No entanto, o meu povo se esqueceu de mim e queimou incenso para um ídolo vazio. Foi assim que tropeçaram em seus caminhos antigos, e foram andando por desvios, por uma estrada não aplainada.

Fizeram do seu próprio país um lugar arrasado, motivo de vaia contínua. Quem passa por aí fica espantado e abana a cabeça. Como vento oriental, eu vou fazer que eles se espalhem diante do inimigo; no dia da derrota, voltarão as costas e não o rosto.

Jeremias 18, 1-17

Um comentário:

Da C.I.A. disse...

Soube, você já viu que o site Primeira Leitura e a revista deixaram de existir?