17 junho 2006

Por que os ímpios prosperam?

Javé me ensinou e me fez compreender as intrigas que eles faziam. Como um cordeiro manso eu estava sendo levado para o matadouro. Eu não percebia que eles estavam tramando contra mim, dizendo: “Vamos derrubar esta árvore enquanto está verde, vamos tirá-la da terra dos vivos e que o seu nome nunca mais seja lembrado!” Tu, porém, Javé dos exércitos, és um juiz justo. Tu sondas os rins e o coração. Que eu possa ver a tua vingança contra eles, pois a ti confio a minha causa. Por isso, assim diz Javé aos homens de Anatot, que atentam contra a minha vida, dizendo: “não profetize em nome de Javé, senão você vai morrer em nossas mãos”. Assim diz Javé dos exércitos: Aqui estou eu para castigá-los. Os seus jovens morrerão à espada, seus filhos e suas filhas morrerão de fome. Não sobrará ninguém, pois eu vou trazer a desgraça contra os homens de Anatot, no ano de seu castigo.

Tu és justo, ó Javé, para que eu possa discutir contigo. No entanto, eu gostaria de fazer-te uma pergunta em questão de direito: Por que o caminho dos ímpios prospera e os traidores vivem todos em paz? Tu os plantaste e eles criaram raízes; e agora crescem e produzem frutos. Tu estás perto da boca, mas longe do coração deles. Mas tu Javé, me conheces e me vês, e sabes que o meu coração está contigo. Arranca essa gente como ovelhas para o matadouro; separa-os para o dia da matança. Até quando o país ficará de luto, e estará seco tudo o que era verde nos campos? Pela maldade de seus moradores, perecem as feras e os pássaros. Pois eles dizem: “Deus não vê os nossos passos”. Se correndo com os pedestres você se cansa, como poderá competir com os cavalos? Se você não se sente seguro numa região pacífica, o que fará na floresta de Jordão? Porque até seus irmãos e a família de seu pai, até eles traíram você e o caluniaram pelas costas. Não confie neles, mesmo quando falarem coisas boas.

Jeremias, 11, 18- 12,6.

Nenhum comentário: