22 junho 2006

Pratiquem o direito e a justiça...

Você dirá ao palácio do rei de Judá: Escute a palavra de javé, Casa de Davi, assim diz Javé: Vocês, de manhã, administrem a justiça e libertem o oprimido da mão do opressor. Se não, a minha ira devorará como fogo: ela se acenderá, e ninguém poderá pagá-la, por causa de todo o mal que vocês praticam.

Eu estou chegando, Moradora do vale, Rochedo da Planície – oráculo de Javé. Vocês dizem: “Quem poderá vir para nos atacar? Quem entrará em nossas casas?” Eu castigarei vocês conforme o fruto de suas ações – oráculo de Javé. Porei fogo na floresta de vocês e ele devorará tudo em volta.

Assim diz Javé: Desça ao palácio do rei de Judá. Chegando aí, diga o seguinte: Rei de Judá, você que está sentado no trono de Davi, escute a palavra de Javé. Que seus funcionários também escutem, como todo o povo que costuma entrar por estas portas. Assim diz Javé: Pratiquem o direito e a justiça. Libertem o oprimido da mão do opressor; não tratem com violência, nem oprimam o imigrante, o órfão e a viúva; e não derramem sangue inocente neste lugar.

Se vocês obedecerem de verdade a esta ordem, os reis que se sentam no trono de Davi, e também os seus funcionários e todo seu pessoal, continuarão entrando pelas portas deste palácio, montados em carros e cavalos. Mas se vocês não obedecerem a estas palavras, eu juro por mim mesmo – oráculo de Javé – que este palácio se transformará numa ruína.

Assim diz Javé ao palácio do rei de Judá: Você era para mim como Galaad e o cume do Líbano; juro que transformarei você num deserto, numa cidade desabitada. Consagrarei os destruidores que virão contra você, cada um com suas armas: eles cortarão os melhores cedros que você possui e os lançarão no fogo. Muitas nações atravessarão esta cidade, e as pessoas perguntarão umas às outras: “Por que Javé tratou assim esta grande cidade?” E responderão: “Foi porque eles abandonaram a aliança de Javé seu Deus, e adoraram outros deuses e os serviram”.

Jeremias, 21, 11-14 / 22, 1-9

Nenhum comentário: