16 junho 2006

Uma renovação superficial...

Palavra que Javé dirigiu a Jeremias: “Escute as palavras dessa aliança, e as comunique depois aos cidadãos de Judá e aos moradores de Jerusalém. Diga-lhes: Assim diz Javé, o Deus de Israel: Maldito o homem que não obedece às palavras desta aliança, que eu ordenei aos seus antepassados, quando tirei vocês da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Obedeçam-me e façam tudo como lhes ordenei; então vocês serão o meu povo e eu serei o deus de vocês. Dessa forma se há de cumprir o juramento que fiz aos antepassados de vocês de dar-lhes uma terra onde corre leite e mel, como está acontecendo hoje”. E eu respondi: “Amém, Javé!”

Então Javé me disse: “Proclame tudo isso nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Escutem as palavras dessa aliança e ponham tudo em prática. Eu falei com toda a seriedade aos seus antepassados, quando os tirei do Egito, e até hoje ainda continuo falando com toda a seriedade e toda firmeza: Obedeçam-me! Eles, porém, não quiseram obedecer, nem se deram ao trabalho de prestar atenção. Ao contrário, cada qual foi seguindo a maldade de seu coração obstinado. Foi então que eu trouxe, para castigo deles, todas as maldições dessa aliança, pois eles não fizeram o que eu lhes ordenei”.

Javé então me falou: “Formou-se uma conspiração ente os cidadãos de Judá e os habitantes de Jerusalém: eles voltaram aos pecados de seus antepassados, que não quiseram obedecer-me e seguiram e serviram a deuses estrangeiros. As famílias de Israel e de Judá quebraram a aliança que eu tinha feito com seus antepassados. Por isso, assim diz Javé: Para castigo deles vou trazer uma desgraça da qual não poderão escapar. Gritarão por mim, e eu não os ouvirei. Então as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém irão pedir socorro aos deuses para os quais costumam oferecer incenso, mas eles não serão capazes de livrá-los do tempo da desgraça. O número de seus deuses, ó Judá, é igual ao número das cidades que você tem; igual ao número de suas ruas, Jerusalém, é o número de altares, onde você oferece sacrifícios a Baal, essa coisa vergonhosa.

Você porém não interceda por este povo.Não faça por ele nenhuma súplica ou prece. Quando eles clamarem por mim na hora da desgraça, eu não os ouvirei”.

Jeremias 11, 1-14.

Um comentário:

Nat disse...

Soube?

Realmente, não se pode servir a dois (ou mais) deuses. E, como diria o senador Mão Santa, atentai bem para os falsos messias (será que o povo atentará?)

Bjs