16 junho 2006

Ensino e Bravatas...

- Soube?
- Do quê?
- Gostei de uma frase de um artigo de Roberto Fissmer no jornal Correio do Povo de hoje...
- É?
- Sim o artigo chama-se Ensino e Bravatas...
- E?
- Num certo ponto ele diz:

“Não existe investimento na área educacional, por maior que seja, que consiga reverter o malefício moral provocado pelas falcatruas amplamente divulgadas nos veículos de comunicação em todo o país.”

- Vamos fazer melhor!
- O quê?
- Vamos colocar todo o artigo aí abaixo...
- Yes!!!

ENSINO E BRAVATAS Roberto Fissmer - Professor

Sempre que o governo informa que irá disponibilizar mais recursos financeiros para uma determinada área, deve-se ter em mente que haverá redução de verbas em algum outro setor da administração pública, ou a estratégia será voltada para a velha fórmula de aumento de impostos. Embora louváveis as iniciativas que têm por objetivo sanar graves problemas existentes no setor educacional, ainda não está bem claro de onde serão deslocados os valores necessários para abastecer o fundo voltado para a melhoria da qualidade no ensino básico e valorização dos profissionais da educação - Fundeb. Em ano eleitoral, é comum o lançamento de programa que visa ao voto dos cidadãos com menor grau de esclarecimento, apresentando medidas simpáticas que caem adequadamente no gosto popular e, passadas as eleições, descobre-se que um santo foi vestido despindo-se outro.

A concentração de tributos nas mãos do Palácio do Planalto impede melhorias nos estados e nos municípios que necessitam mendigar repasses de verbas que lhes são devidas e sistematicamente negadas e que terminam escorrendo pelos ralos da corrupção escancarada em Brasília. Trata-se do pior exemplo oferecido aos nossos jovens, que acabam se espelhando no modelo patrocinado pelos agentes da esfera federal do poder, cujos entes principais seguem impunes fazendo bravatas. Assim estão forjando o caráter dos nossos cidadãos. Não existe investimento na área educacional, por maior que seja, que consiga reverter o malefício moral provocado pelas falcatruas amplamente divulgadas nos veículos de comunicação em todo o país. Basta observar a passividade da sociedade frente aos escândalos - as maracutaias parecem práticas perfeitamente normais.

Infelizmente, essa é a triste realidade em que os brasileiros estão mergulhados.

- É!

Um comentário:

Patrick Gleber disse...

Soube, muito bom o artigo!

PATRICK GLEBER
http://www.blogdopatrick.blogspot.com/