17 janeiro 2006

Entrevista José Dirceu - Parte 13

Entrevista de José Dirceu - Parte 13
Extraída do site http://www.lula.org.br/ – já tirado do ar.

12/09 • 07:29

(Transcrição sem revisão)

André Singer – Deputado, voltando à questão do crime organizado, aqui uma pergunta que já havia sido enviada antes, do jornalista Clézio Moraes do site Século Diário.com de Vitória, Espírito Santo. O caso é o seguinte, caso a missão especial federal que está trabalhando no combate ao crime organizado do Estado não realize a tarefa a contento, como o governo Lula pretende ajudar o governo Capixaba no combate ao crime organizado?

José Dirceu – Como eu já falei aqui, não há soluções fáceis e de curto prazo com relação ao crime organizado no Brasil. É improvável que se possa fazer milagres nessa área. Agora é preciso, eu já sinalizei por algumas decisões. É preciso que o governo federal assuma essa questão como uma questão da União, do Governo Federal. O crime organizado não será vencido só com a ação dos governos estaduais. Portanto, não se trata apenas de ter uma força tarefa, se trata de ter uma política nacional e um organismo nacional que combata o crime organizado, que pode ser a própria Polícia Federal, inclusive deve ser uma polícia federal reformada e renovada para combater o crime organizado, o narcotráfico, o contrabando, a lavagem de dinheiro, que já são atribuições da Polícia Federal.
Por outro lado, eu já disse, nós precisamos criar um sistema penitenciário federal de máxima segurança e isolamento, e precisamos adotar medidas duras contra a infiltração e aí no caso do Espírito Santo isso é sério, do crime organizado nas instituições políticas do país. E precisamos aprovar a legislação que está para ser aprovada no Congresso Nacional e cada vez mais integrar as polícias civil e militar e cada vez mais desenvolver o setor de investigação e de inteligência.
Agora, é preciso também, na minha opinião pessoal, não estou falando aqui em nome do PT, dar um tratamento de choque para o poder paralelo que o crime organizado constituiu no Rio de Janeiro, p.ex., e mesmo aqui no estado de S. Paulo, Nós vimos que o sistema penitenciário, em grande é controlado pelo crime organizado. Evidente mente que este tratamento de choque você não anuncia, você dá, e precisa ser governo para fazê-lo. E quando nós estivermos no governo, ela pode ter certeza – quem me fez a pergunta? Ana Paulo - que nós vamos fazê-lo.
Acredito que a postura atual que se está tendo no Brasil com o crime organizada, ela leva a que o crime se sinta impune. É preciso mudar radicalmente a política que nós temos com o crime organizado. E eu tenho defendido dentro do PT, tenho dito ao Lula, e quero repetir que inclusive pessoalmente quero, se nós ganharmos, se formos governo e for me dado o privilégio de participar do governo, quero acompanhar esta questão, porque não é mais possível que o país conviva com esta situação do crime organizado. Eu não me conformo com o que aconteceu nos últimos anos, com o crescimento do crime organizado e do narcotráfico no país, porque isso envolve a juventude brasileira, é grave porque isso está envolvendo a juventude do país, então é preciso que o próximo governo tenha uma política muito clara com relação a isso.

Nenhum comentário: