12 janeiro 2006

Entrevista José Dirceu - Parte 8

Entrevista de José Dirceu - Parte 8
Extraída do site www.lula.org.br – já tirado do ar.

12/09/02 • 07:29

(Transcrição sem revisão)

André Singer - Para que todos vejam a imparcialidade desse sorteio diante de todos é Rafael da Folha é isso. Tá aqui Fabio canta ai.

Fabio Zanini (Folha de S.Paulo) - Deputado o líder sem terra José Rainha esta preso já a uma semana, e não se viram não, não, não, não se ouviu é nenhuma manifestação por parte da direção do PT, e do comando de campanha de Lula sobre a sua prisão diferente do que ocorreu ai em ocasiões anteriores em que ele foi preso,eu queria perguntar como o Sr vê a prisão de José Rainha?

José Dirceu - Semana retrasada eu estive durante quase todo o dia, com a MST, conversando sobre a conjuntura política do país a situação econômica, a situação Internacional, sobre a situação da reforma agrária e sobre nossas relações.Ontem mesmo conversei com João Paulo, a pedido do nosso porta-voz André Singer,e esclarecemos perfeitamente o que o Lula quero aproveitar para dizer isso o Lula, havia dito que os jornais hoje inclusive traz trazem a declaração do Lula, o que nós temos dito e queremos repetir é que o Lula e nós temos um compromisso com a reforma agrária, é bom sempre lembrar que o PT é o partido que mais lutou, e mais defendeu e mais estimulou no Brasil a reforma agrária,sempre encontrou apoio da imensa maioria da sociedade que sabe que é necessária a reforma agrária.
Agora o PT é um partido muito transparente e deixou claro de publico toda vez que aconteceram violência nós não compactuamos, não aceitamos e delimitamos sempre a nossa postura com relação a ocupação de prédios públicos com reféns e certo ou em alguns momentos a violência, cabe lembrar que o Movimento Sem Terra e os trabalhadores sem terra são e tem sido a principal vitimas de violência no país, mais isso não justifica no momento o no outro que ela ocorra também da nossa parte, seja no PT ou em qualquer outro programa social a nossa postura sempre será essa.
O que o Lula disse é que a reforma agrária será feita, e que isso é que desestimula as invasões. As invasões não serão necessárias por causa da Reforma Agrária. Não existe por nossa parte nenhuma intenção de segurar movimentos sociais, até porque os movimento sociais tem autonomia e independência, nos governos do PT nos enfrentamos greves, manifestações e temos negociado. O que nós vamos fazer é estabelecer uma mesa de negociação e imediatamente, após a vitória, se a conseguirmos, para iniciar não só a discussão e implementação da reforma agrária, mas também a política industrial do país, a reorganização da bolsa de valores, a política para exportação do país, a indústria de base, a política para o sistema financeiro, a política para a criação de empregos. Porque o Lula tem se comprometido com este modo de governar.
O Zé rainha tem advogado, o Zé Rainha tem se defendido. Eu conversei com o Zé Rainha a questão de um mês atrás, quando ele estava já sendo perseguido pela justiça, sendo procurado e nós temos sempre declarado, e ele tem sido absolvido todas ás vezes, o Zé Rainha já foi preso processo e tem sido absolvido. Porque muitas vezes se faz do processo judicial, das investigações, dos inquéritos, um instrumento de perseguição política a determinadas lideranças do MST. Mas, como eu disse o Zé Rainha está se defendendo, tem advogado, e nós, evidentemente que todas as vezes que houver abuso da autoridade policial, houver instrumentalização do processo, nós nos manifestaremos contra, e solidários a qualquer cidadão, no caso o José Rainha.

Nenhum comentário: