21 janeiro 2006

Entrevista José Dirceu - Parte 17

Entrevista de José Dirceu - Parte 17
Extraída do site www.lula.org.br – já tirado do ar.

12/09 • 07:29

(Transcrição sem revisão)

André Singer - Deputado, para ficar ainda na região norte. Pergunta de Andréia Vianna do JornaL o Imparcial de São Luis do Maranhão – A formalização do apoio do Senador Sarney candidatura Lula, gerou reclamações de parte da militância do PT no Maranhão, que sempre teve como uma das suas principais bandeiras a oposição ao grupo Sarney. Como será uma eventual passagem de Lula pelo estado?

José Dirceu - Em primeiro lugar, nós recebemos de bom grado o apoio que o ex-presidente José Sarney deu ao Lula. Não acredito que isso seja motivo para que nós fiquemos incomodados, pelo contrário. O presidente Sarney apoiou Lula de livre e espontânea vontade, declarou isso a todo o país, não fez nenhuma exigência, não envolveu a política maranhense no apoio ao Lula.
O PT tem candidato no Maranhão, está fazendo campanha, tem candidato ao Senado, tem candidatos a Deputados Federais e Estaduais. Nós temos alianças lá no estado, inclusive o candidato do PSDB, que foi obrigado a apoiar o candidato do PFL, não ao faz campanha para o José Serra. Tem uma candidatura lá de oposição também, o nosso candidato é o Monteiro, um sindicalista, mas o ex-prefeito Jackson Lago é candidato pela Frente Trabalhista. Então a política maranhense continua, a disputa política lá continua. Ainda que muitos prefeitos que apóiam a ex-governadora Roseana e o candidato dela estejam apoiando o Lula. Inclusive alguns Deputados estão apoiando o Lula. E o Lula irá ao Maranhão como ele vai a qualquer estado do Brasil. O Lula foi a estados aonde políticos que não são do PT e da Frente que apóia o Lula e isso não criou nenhuma incompatibilidade. Lula fez campanha de Senador, Requião no Paraná... (JF)

José Dirceu - Lula fez campanha com o senador Requião, no Paraná, o senador Requião apoiando o Lula, mas o Lula tem um candidato no Paraná, que é o padre Roxer (?).
Isso vale em Minas Gerais também, onde o presidente Itamar Franco apóia o Lula, apóia o deputado Aécio, e nós apoiamos o Nilmário, o Miranda e o Tilden pro governo e pro senado. Está é uma realidade desta eleição, que nós temos que saber conduzir.
Na verdade nós estamos tendo uma antecipação do segundo turno no Brasil. Há um desgarramento muito grande de deputados, prefeitos e vereadores dos partidos que apóiam os outros candidatos, para a candidatura do Lula, é visível isso, é só visitar os Estados que você encontrará vereadores, prefeitos e deputados, de todas as outras candidaturas, apoiando o Lula.

Nenhum comentário: