08 janeiro 2006

Entrevista José Dirceu - Parte 4

- Soube?
- Do quê?
- Mais um capítulo na mini-série JD.
- É!
- O destaque no texto foi nosso.
- É!


Entrevista de José Dirceu - Parte 4
Extraída do site www.lula.org.br – já tirado do ar.

12/09/02 • 07:29

(Transcrição sem revisão)

André Singer – Deputado, nós temos agora uma pergunta ao vivo da Rádio ABC de Santo André. Quem vai fazer a pergunta é a repórter Fabiane Araújo. Boa tarde, Fabiane!

Fabiane Araújo – Boa tarde, André, muito boa tarde, deputado, e boa tarde a todos que participam da coletiva on-line. Deputado, há muito tempo, há algum tempo o irmão do prefeito Celso Daniel, João Francisco, apresentou uma série de denúncias ao Ministério Público, né? envolvendo empresários de ônibus que, supostamente, estariam financiando a campanha do PT e o nome do senhor foi citado. Sabemos que esse processo contra o senhor foi arquivado, até porque não apresentaram provas concretas. Até que ponto isso, deputado, pode prejudicar a campanha do PT, candidato do PT e o que o PT está ou vai fazer contra essas denúncias, deputado?

José Dirceu – Bem, com relação à denúncia que me envolveu, eu sempre disse que era favorável à investigação, que não temia porque não devia. E continuo com essa mesma posição. Agora, no Brasil, tem Constituição. Nós estamos no estado direito, nós temos lei. Qualquer denúncia tem que ser formulada pelo Ministério Público e aceita pelo Poder Judiciário.
No meu caso, não há nenhuma denúncia formulada e o Poder Judiciário arquivou. Fez mais do que arquivar, Fabiane, o Poder Judiciário disse que havia uma campanha e acusou de denuncismo o Ministério Público de São Paulo. É muito grave um ministro do Supremo Tribunal Federal o fazer e o Ministério Público não recorrer, porque você sabe que o Ministério Público não recorreu da decisão do ministro Nélson Jobim. Inclusive teve protestado, quando se traz esse assunto de novo à publicidade, porque não há provas, não há indícios, não há acusação, eu não sou denunciado, não há processo legal, portanto não existe esta acusação. Com relação às investigações, o inquérito policial, a ação judicial que respondem funcionários, ex-secretários do governo municipal de Santo André, nós temos reiterado a nossa posição, que a Justiça deve julgar e deve punir os responsáveis, no caso de se comprovar algum ilícito penal, alguma irregularidade, e que ninguém deve ser pré-julgado. E temos dado e apoiado todas investigações, tanto com relação à CPI da Câmara Municipal, como com relação ao processo que corre na Justiça de Santo André.
Portanto, eu acredito que o país conhece o PT, o PT não governa só Santo André, o PT governa 50 milhões de brasileiros e brasileiras, cinco Estados, sete capitais, centenas de cidades, porque nós governamos muitas cidades em aliança com outros partidos. E a sociedade sabe que o PT é um partido que se pauta pela ética, e combate a corrupção, e não teme nenhum tipo de investigação. E tem sido assim nesses últimos anos, porque é bom lembrar que o Diógenes Oliveira foi absolvido na primeira instância, no Rio Grande do Sul, das acusações que fizeram contra ele durante as investigações sobre uma suposta relação entre o governo do Rio Grande do Sul e o jogo do bicho.

Nenhum comentário: