13 janeiro 2006

Entrevista José Dirceu - Parte 9

Entrevista de José Dirceu - Parte 9
Extraída do site www.lula.org.br – já tirado do ar.

12/09/02 • 07:29

(Transcrição sem revisão)

André Singer - Deputado. Eu vou voltar então a uma das perguntas pré-selecionadas, em certa medida tem a ver com este assunto, ela vem do jornalista Marcelo Bronbaun, do Jornal da Cidade de Jundiaí, S. Paulo. “Uma vez no governo PT, como já disse dar;a prioridade a criação de novos empregos. Porém todos sabemos que não existem empregos sem indústria, sem loja, sem fábrica. Como o PT vai conciliar seu discurso à realidade, unindo o capital ao trabalho?”

José Dirceu – Há uma pauta, uma agenda comum hoje na sociedade brasileira. Que aproxima e pode, construir um pacto, pode construir um acordo, um contrato, um novo contrato entre os trabalhadores e os empresários, que á a necessidade do país retomar o crescimento econômico com criação de empregos e distribuição de renda. A imensa maioria do empresariado esta convencida que o país precisa sair desta estagnação, dessa dependência de capitais externos e realizar algumas reformas como a reforma tributária e reduzir os juros e retomar o crescimento econômico. Então quando nós falamos que vamos fazer, vamos construir esta aliança, e a indicação do José Alencar como vice do Lula teve este sentido simbólico, nós não estamos fazendo uma declaração. Nós estamos partindo de uma necessidade, de uma exigência que existe no país hoje.
Se o Brasil não voltar a crescer ele vai continuar nesse ciclo vicioso de recorre ao FMI e aumentar o Superávit fiscal. E nós sabemos o desenlace que isto tem, porque outros países já passaram por isso e acabaram com a economia desorganizada e em tragédias sociais. Então é necessário que se faça este acordo no Brasil para retomar o crescimento econômico. Porque as reformas precisam ser aprovadas por maioria no Congresso Nacional e é preciso consensuá-las na sociedade antes, e o Brasil pode sim voltar a crescer e criar empregos, e o caso mais claro disso, o Lula tem citado o exemplo das plataformas da Petrobrás, falta política no país de criação de emprego.
Os recursos do FAT, do FGTS, o direcionamento dos próprios recursos do BNDES, orçamentários. Nós temos tido exemplos de desperdício de recursos públicos, porque quando o Everardo Maciel e os próprios Ministros do FHC dizem que não há dinheiro para os programas sociais ou para os programas de investimento que o Lula ou outro candidato da oposição coloca, eles estão falando uma meia verdade, porque toda a vez que precisa de recursos para salvar algum setor da economia eles aparecem. O Governo não fez um programa para subsidiar e repassar recursos para as empresas de energia elétrica? Não fez um agora, para as empresas de aviação civil? Então recursos existem, agora, quais são as prioridades para estes recursos? O que nós estamos dizendo, e o Lula tem repetido, é que cada centavo e cada Real, serão aplicados para criar emprego e isto tem destinação certa no Brasil. A agro-indústria, a pequena e média empresa, a construção civil, o turismo, a exportação.
O País necessita de um política econômica que tenha coragem de reduzir os juros e de fazer a reforma tributária. Então eu acredito que não se trata de uma exigência colocada pela própria situação do Brasil. Ou o Brasil cresce ou o Brasil não sairá desta crise, pelo contrário. Porque ? Por que o cenário internacional é o pior possível para o Brasil.
Só está se agravando por causa da questão da guerra contra o Iraque que o presidente George Bush está anunciando. Todas a informações que nós recebemos são informações que cada vez mais nos levam a acreditar nessa necessidade de mudança na política econômica. Principalmente por causa do agravamento do quadro internacional.

Nenhum comentário: