26 janeiro 2006

Entrevista José Dirceu - Parte 21

- Soube?
- Do quê?
- É a última parte...
- Ainda bem...
- É!
- Não sei se alguém leu essa entrevista...
- É!
- Mas eu achei interessante.
- É!


Entrevista de José Dirceu - Parte 21
Extraída do site http://www.lula.org.br/ – já tirado do ar.

12/09/02 • 07:29

(Transcrição sem revisão)

André Singer - Deputado, o senhor teria tempo para mais uma pergunta?

José Dirceu - Com o maior prazer.

André Singer - Acaba de chegar à linha a rádio CBN de Campinas, e o repórter Edílson Dalmas gostaria de fazer uma pergunta. Boa tarde, Edílson.

Edílson Dalmas - Boa tarde André Singer, boa tarde Deputado José Dirceu. A minha pergunta também é relativa, na terça-feira completou um ano da morte do Prefeito Antônio da Costa Santos, e ainda há uma série de dúvidas com relação ao inquérito policial, há uma série de dúvidas principalmente da família do Prefeito, que está pedindo a reabertura do caso. Gostaria de saber se o PT, o senhor, enquanto presidente nacional do PT, o partido, o diretório estadual, irá tomar alguma posição com relação a esse pedido feito pela família do Prefeito Antônio da Costa Santos.

José Dirceu - Muito obrigado. Eu estive em Campinas acompanhando o Deputado Genoino, nosso candidato a Governador, dia dez, num ato ecumênico que foi realizado na cidade, e já declarei que nós apoiamos integralmente o pedido da Roseana, da viúva do Toninho, da sua filha, do seu irmão, da família, portanto, de uma reabertura, como no caso do Celso Daniel, que a família pediu e o PT também apoiou esse pedido. Evidentemente que cabe à Justiça tomar essa decisão. No caso do assassinato do nosso companheiro Toninho, que completou um ano sem ser esclarecido, é evidente que existem sérias suspeitas e indícios de envolvimento da polícia, de setores da polícia de Campinas com as quadrilhas que atuavam e atuam na cidade de Campinas. Isso ficou tão claro que a CPI do narcotráfico, quando esteve em Campinas, apresentou esses fatos ao país. E há fatos como o assassinato de quatro jovens no litoral norte de São Paulo, numa suposta operação policial, que na verdade foi uma queima de arquivos. Isso também até hoje ficou sem explicação. Então todos se recordam daquele fato inusitado da polícia entregar o carro para a seguradora antes das autoridades policiais fazerem toda... aquilo era uma prova importantíssima e foi entregue. Então salta à vista as barbaridades que foram cometidas no inquérito, nas investigações, então há indícios fortes no caso, não estou dizendo que isso aconteceu, mas os indícios são muito fortes e exigem realmente uma reabertura do caso. E eu acredito que quando a família pede é um argumento forte para o poder Judiciário analisar, tanto no caso do nosso companheiro Celso Daniel, como no caso do Prefeito Toninho. Acredito que o poder Judiciário deve analisar e nós apoiaremos esse pedido das famílias para a reabertura do caso. Agora, nós também não devemos vender facilidades, o poder Judiciário é muito rigoroso para reabrir um inquérito de morte, de assassinato, e tem que haver muitos indícios, muitas provas, evidências flagrantes para que isso aconteça, porque imagina se basta um pedido ou basta uma suspeição para que se reabra um processo. Vamos lembrar que os assassinos de Celso Daniel já foram condenados, aliás acabaram de prender, hoje, mais um dos assassinos do Celso Daniel, o DEIC, hoje, na zona norte de São Paulo, informou que Elcid Oliveira de Brito foi preso hoje, às seis horas da manhã, na favela do Sapé, zona leste de São Paulo, e estava escondido na casa de um amigo, chegou a lutar com um policial mas não escapou. No total são doze presos acusados de formação de quadrilha, diretamente envolvidos no seqüestro e morte do Prefeito Celso Daniel. Já tinha sido preso na semana retrasada mais um, muitos deles já estão condenados pela Justiça de São Paulo.

André Singer - Deputado, eu quero agradecer então ao senhor pelo tempo dispensado a essa entrevista, mais de uma hora de entrevista, dizer que a entrevista coletiva on line - a primeira que nós temos conhecimento no Brasil, em campanhas políticas ou fora delas - teve ao todo 130 veículos que participaram, que estiveram em rede conosco, creio que foi um grande sucesso, queria cumprimentar a equipe de comunicação do comitê “Lula Presidente” por esse feito, que eu acho que é um feito inédito, histórico, queria agradecer também aos jornalistas que estiveram aqui conosco, ao vivo, às rádios que fizeram perguntas ao vivo, espero que possamos contar com o senhor pra outros eventos dessa natureza, que permitem democratizar a informação, permitem que jornais, veículos do Brasil inteiro, que não têm a oportunidade de estar aqui com freqüência, possam fazer perguntas e ouvir as respostas do coordenador geral da campanha.

José Dirceu - Eu que agradeço a oportunidade de falar com o país, agradeço a todos que fizeram perguntas e tiveram a paciência de me ouvir, principalmente a todos que vieram aqui, também. E me coloco à disposição quando for necessário e a agenda permitir.

Nenhum comentário: